A importancia de evitar transitar em rotações inadequadas!

Dirigir o veículo com o giro muito alto, ultrapassando a marca vermelha do conta-giros, ou muito baixo, como 40 km/h em quarta ou quinta marcha, pode causar desgaste prematuro e até possível quebra do motor e da transmissão. O recomendado é evitar tais situações, limitando a utiliza-las apenas eventualmente, como em ultrapassagens, no caso do giro alto.

Conduzir a grande velocidade

Condução eficiente

Qualquer pessoa com pouca capacidade de critério pensa que quanto mais depressa vai o carro, mais inércia se acumula e menos custa acelerar. Isto é falso, exceto que um motor com mais rotações acelera com mais facilidade… mas a que preço? Quanto maior é a velocidade, maior é o consumo de combustível utilizado na aceleração, e por muita inércia que exista, a resistência aerodinâminca é um autêntico bloqueio.

A velocidade que permite uma maior poupança e que é compatível com a circulação situa-se entre os 80 e os 100-110 km/h. É claro que se formos a 50 km/h em quinta, constantemente, o depósito pode duplicar a sua autonomia, mas este não é um modo normal de condução. A velocidade a que se circula deve ser a que está estabelecida legalmente, ou então ligeiramente abaixo do limite, pois ultrapassando-o não se poupa combustível, antes pelo contrário, este é desperdiçado.

Arrancar com os carros a diesel rapidamente e desligá-los mal cheguemos ao destino

Apesar de economizar combustível (embora se trate de uma ninharia), não ajuda na solução de problemas. Num carro a diesel é necessário esperar que a luz da resistência se apague (luz com dois circuitos entrelaçados), antes de pôr o carro em andamento e, antes de meter a primeira, é preciso esperar entre 10 a 15 segundos para que a lubrificação do motor esteja pronta para o carro andar.

No fim do percurso, um carro a diesel (na realidade, qualquer motor com turbo, também os carros de gasolina) deve descansar alguns segundos para que o turbocompressor pare corretamente lubrificado. Quanto maior tenha sido o seu uso, maior deverá ser o período de descanso. Se durante o percurso tivermos conduzido a uma velocidade baixa e terminarmos numa descida, 10 segundos são o suficiente. Mas se tivermos conduzido de forma rápida e terminarmos numa subida, o mínimo de descanso são 30 segundos.

Andar com as rotações do motor muito baixas

Condução eficiente

Um motor a gasolina não deve andar, geralmente, a menos de 1500 RPM (excluindo as duas primeiras rotações), enquanto um motor a diesel não deve andar a menos de 1000-1200 RPM (dependendo do modelo). Quando um motor anda muito lentamente pode produzir o temido trepidar dos cilindros, o que os gasta mais. Podemos ir em marchas altas e a baixas rotações por minuto sempre e quando o motor contar com uma reserva de aceleração suficiente dadas as circunstâncias. Se o motor não responder, significa que as rotações estão baixas e estamos a forçá-lo.

Se tem um carro a diesel e andando à quinta marcha em 50 km/h, o motor faz 900 RPM, coloque antes a terceira. Se, em vez disso, tiver um carro a gasolina e, metendo a quarta, a 40 km/h, o motor fizer 1400 RPM, meta antes a terceira. Um aumento mínimo na pressão do acelerador deve produzir uma resposta mínima, caso isto não aconteça é porque alguma coisa está errada.

Por exemplo, um carro de 60 cavalos que não consegue acelerar NADA numa subida ou que perde velocidade nesta situação, vai a circular em esforço. É preferível usar uma marcha menor.