Estácionárias

Faça já uma cotação de bateria estácionária via Whatsapp clicando aqui !

Baterias estácionárias são baterias projetadas para ciclos de descarga profundos, com materiais internos nobres, e placas de chumbo mais espessas, feitas para durarem mais tempo.

As aplicações típicas de baterias estacionárias incluem sistemas UPS (no-breaks), centrais telefônicas, alarmes, sistemas de som, energia solar e eólica, iluminação de emergência ou qualquer outra aplicação que demande uma corrente moderada por mais tempo, ao invés de uma grande quantidade de corrente por alguns segundos.

Possuem filtro que impedem emissão de vapor da solução acida, deixando passar apenas hidrogênio que não é nocivo a saúde, portanto podem ficar no mesmo ambiente de trabalho com pessoas, apesar de ser recomendável uma ventilação mínima também.

Seus eletrodos são mais espessos que as automotivas e são feitas com chumbo de melhor qualidade, com liga chegando a 95% ou mais de pureza.

Podem sofrer até 80% de descarga sem prejudicar sua vida útil, e suportam quantidade maior de ciclos de carga e descarga.

Duram em torno de 5 anos, havendo casos onde ultrapassam 10 anos, dependendo dos ciclos de carga, temperatura ambiente e outros fatores que impactam na sua vida útil.

A maioria dos fabricantes de baterias estacionárias estipulam 25 graus Celsius como temperatura padrão de funcionamento, por isso é interessante que as baterias estejam em ambientes com ar-condicionado, e que o ar-condicionado também esteja ligado em no-breaks (tomando cuidado com o dimensionamento de carga para tal). A vida útil de baterias estacionárias cai pela metade para cada 10 graus acima da temperatura padrão, e dobra para cada 10 graus abaixo.

Exemplo: Se você colocar baterias que teoricamente duram 8 anos na temperatura ideal de 25 graus celsius em cima de um forro, onde a temperatura no verão chega facilmente a 45 graus, elas irão durar cerca de 2 anos (levando em consideração apenas a temperatura e não outros fatores igualmente importantes como quantidade e profundidade dos ciclos de descarga).

Existem outras tecnologias de baterias estacionárias, como a VRLA, que podem ser utilizadas em qualquer posição (mesmo de cabeça pra baixo!) por terem seu eletrólito interno imobilizado com mantas de fibra de vidro e outros materiais. As baterias chumbo-ácido por sua vez não podem ser utilizadas ou armazenadas em outras posições.

Tabela comparativa de baterias automotivas vs. estacionárias

Automotiva Estacionária
Espessura das placas de chumbo 1 mm 8 mm
Descarga máxima permitida 10% 80%
Vida útil média 3 anos 5 anos
Tipo de conector Borne automotivo Orifício para parafuso
Emissão de gases tóxicos Sim Não